Resumo:
Este trabalho tem por objetivo apresentar o jogo Show do Computilhão (SDC), que tem o
objetivo de servir como um apoio lúdico ao estudo para o exame de acesso à Pós-Graduação
em Computação. Para cada partida do jogo são escolhidas 24 perguntas aleatoriamente de
uma base composta por mais de 130 questões retiradas das provas do POSCOMP entre os
anos de 2002 a 2019. O intuito do jogo é prover um ambiente competitivo em que os
jogadores podem se visualizar no ranking e almejar alcançar o topo, além de fornecer um
ambiente gamificado através de recompensas, ajudas e feedback contínuo. O jogo foi avaliado
de acordo com um questionário composto por questões sobre o perfil do respondente,
aspectos técnicos, educacionais, de experiência do usuário e sugestões de melhoria. Referente
ao perfil do respondente, foi visto um número pequeno de respondentes do sexo feminino, o
que demonstra a importância de ações de inclusão de mulheres na área de tecnologia. Além
disso, em relação à etnia, houve um número considerável de negros ou pardos que
participaram da pesquisa. Os resultados obtidos demonstram que os respondentes consideram
o uso do SDC uma experiência positiva durante o estudo para o POSCOMP, do ponto de vista
técnico, em que o jogo forneceu, por exemplo, uma disponibilidade e desempenho agradáveis;
do ponto de vista educacional, visto que o jogo foi, por exemplo, satisfatório no sentido de
fornecer motivação e auxílio para construção da aprendizagem; e do ponto de vista de
experiência do usuário, uma vez que a gamificação, recursos e interface do jogo foram
avaliados de forma positiva. Como trabalhos futuros, são propostas melhorias técnicas e de
experiência do usuário no jogo de acordo com as sugestões feitas pelos respondentes do
questionário. Uma nova avaliação do jogo, realizada por professores por exemplo, seria algo
positivo. Mesmo com uma amostra menor, mas traria a opinião do papel de quem leciona
disciplinas que são abordadas no POSCOMP. Por fim, é proposto uso do SDC como um
arcabouço para gamificar uma disciplina, em que o professor ficaria encarregado de criar a
base de perguntas e respostas, e então usaria toda a estrutura lúdica que o jogo fornece.
Descrição:
LUCENA, Caio Cesar Barbosa. Uma abordagem lúdica para o POSCOMP: Show do Computilhão. 2021. 60F. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.