Resumo:
Territorializar é um termo que abrange diversas ciências e gira em torno do delimitar fisicamente um espaço de ação e para a Geografia da Saúde não seria diferente. Para tanto, essa pesquisa se insere no campo da Geografia da Saúde, subcampo da Geografia, que utiliza, entre os seus caminhos analíticos, a categoria território para caracterizar os espaços de atuação dos agentes sociais e políticos. Desse modo, buscou-se compreender a atuação dos agentes comunitários de saúde do bairro Santa Rosa, em Campina Grande/PB, relacionados a categoria de território, em sua definição para a Geografia e também a saúde. Por meio de pesquisa teórico – documental, da aplicação de questionários aos ACS, parte da abordagem qualitativa dos dados obtidos (obedecendo normas de segurança o Ministério de Saúde devido a pandemia do COVID-19), pode-se atender os objetivos da pesquisa. Com relação aos resultados alcançados, pode-se dizer que o espaço geográfico pode favorecer ou dificultar a atuação do ACS no bairro Santa Rosa, contudo, o maior agravante é a
aplicação das políticas públicas de forma eficaz e formação continuada do profissional que utiliza da categoria geográfica território para o seu trabalho cotidiano.
Descrição:
COSTA, J. S. O conceito de território e a atuação dos agentes de saúde do bairro Santa Rosa, Campina Grande/PB, 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.