Resumo:
Esta pesquisa é uma análise das experiências dos ex-alunos do Programa Residência Pedagógica do curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, a partir das vivências e observância das realidades estruturais, metodológicas, didáticas, teóricas e práticas observadas entre a Instituição de Ensino Superior e da Educação Básica. A imersão do licenciando na vivência e observância das semelhanças e diferenças através das experiências adquiridas nas três etapas do programa contribuiu para o desenvolvimento das habilidades, competências e aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem do futuro docente. O estudo buscou analisar as experiências através das respostas de um questionário direcionado aos ex-estudantes do PRP, e os resultados foram alcançados através da síntese da fundamentação teórica, metodológica e da prática. Após análise das propostas do programa e os resultados adquiridos na pesquisa foi possível verificar que houve um aprimoramento dos conhecimentos tanto no campo teórico como no prático, proporcionando aos ex-estudantes um desenvolvimento das habilidades educacionais de ensino e aprendizagem e para a formação do futuro docente. Conclui-se que foi possível observar a importância do Programa Residência Pedagógica para a formação do futuro estudante de licenciatura em filosofia, a contribuição positiva para o ensino aprendizado dos ex-estudantes após a interligação e aprofundamento dos conhecimentos da teoria e a prática para o futuro professor na construção dos aprendizados e seu uso no exercício da docência.
Descrição:
SILVA, C. G. Programa Residência Pedagógica em filosofia: teorias, métodos, práticas e formação docente. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação , 2021.