Resumo:
Substituto da força motriz, o "automóvel" é um emblema da Segunda Revolução Industrial, valorizado nos finais do século XIX, devido ao rápido crescimento das cidades. Nos anos finais do século XIX o automóvel, chega ao Brasil. A Volkswagen surgi em meados de 1933 após Adolfo Hitler encomendar a Porsche o projeto de um automóvel econômico. A fábrica foi inaugurada 1938. Em Agosto de 1944, foi integrada na indústria bélica da Alemanha. A história da Volkswagen no Brasil começa em 1949, após pesquisas, indicarem o Brasil como o melhor lugar para receber uma fábrica fora da Alemanha. Em 1953 em São Paulo, foi instalada a Volkswagen do Brasil, porém em 1957 com a chegada de Juscelino Kubitschek a Presidência esta industrialização ganhou impulso. Em Campina Grande, as lideranças políticas, vinculadas ao comércio, ganham destaque ao exigir que as medidas implementadas nacionalmente fossem estendidas no âmbito regional e local. Com a instalação das Industrias na cidade de Campina Grande, em 1963 chega a Cavesa, uma revenda Volkswagen. Os jornais tratavam o veículo como símbolo da "modernidade". Com a chegada destes veículos a cidade passou a comercializar mais automóveis, e ouve a necessidade de uma "modernização" em toda estrutura urbana da cidade.
Descrição:
Pinheiro, S. M. C. Automóvel um símbolo da modernidade: a chegada de uma concessionária volkswagen em Campina Grande – 1963. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.