Resumo:
O presente artigo tem por finalidade refletir sobre a importância do desenvolvimento socioemocional na Educação Infantil e identificar suas influências nas relações interpessoais na escola e para além dela. Para tal, apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico a respeito do desenvolvimento socioemocional no processo de ensino e aprendizagem para a formação integral da criança através das vivências em sala de aula que envolvem emoções, sentimentos, afetividade e ludicidade. Nesse ínterim, o texto traz reflexões acerca do desenvolvimento socioemocional em documentos norteadores que orientam as práticas pedagógicas e propiciam competências e habilidades para o desenvolvimento social da criança. Para tanto, tem-se, como embasamento teórico, Wallon (1995; 2007), Vygotsky (1993; 1996), Damásio (1996; 2000), Santos (2000), Brasil (1988; 2010; 2013; 2018), Almeida (1999), Freire (1989; 1996; 1997), entre outros autores e documentos. Dessa forma, constata-se que propiciar, no ambiente educacional, práticas pedagógicas que agregam valores sociais às atividades e aos contextos contingenciais e situacionais geram sementes no presente que florescerão no jardim colorido da sala de aula, pois fortalecer o socioemocional na Educação Infantil é condição fundamental para aprendizagem e desenvolvimento pleno enquanto pessoa no mundo.
Descrição:
SILVA, J. H. Desenvolvimento socioemocional na educação infantil. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.