Resumo:
Educar e cuidar são ações em que por vezes há uma distinção entre ambas. No âmbito educacional, geralmente é atribuído o ato de educar para o professor, enquanto o de cuidar é direcionado ao serviço do monitor da Educação Infantil. Contudo, educar e cuidar são ações inseparáveis, então surge a indagação sobre o monitor, cuida ou educa? Diante à dicotomia dessas duas ações, e de como se originou a história da Educação Infantil, buscou-se como objetivo geral investigar os paradigmas em torno da função do monitor da Educação Infantil. Dessa forma, o presente trabalho discute sobre o papel desse profissional, bem como sobre a importância que este exerce para a educação das crianças. A abordagem metodológica será configurada como pesquisa de campo de cunho qualitativa, observando a abordagem, sendo um estudo de caso, realizado a partir da aplicação de questionários com profissionais que trabalham na área da Educação Infantil no município de Dona Inês/PB. Além de buscar o aporte em documentos que regem a Educação Infantil e em múltiplos autores como: Ariès (1981), Silva (2016), Oliveira (1992), Lima (2011), Dörr (2018), Freire (1996), Kopcak (2009), dentre outros. Os resultados sinalizam na direção de estarmos atentos sobre os paradigmas que cercam esta profissão, levando em conta o contexto histórico do surgimento da Educação Infantil e como esses paradigmas perpassam o tempo e o espaço, se materializando ainda na atualidade, promovendo uma desvalorização do trabalho que os monitores exercem no âmbito educacional.
Descrição:
SANTOS, A. B. dos. Educar ou cuidar? Paradigmas acerca da profissão do monitor da educação infantil. 2021. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.