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Inclusão de alunos (as) com altas habilidades e/ou superdotação na escola: uma abordagem teórica

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dc.contributor.author Serafim, Maria José Adilma
dc.date.accessioned 2021-10-20T12:29:33Z
dc.date.available 2021-10-20T12:29:33Z
dc.date.issued 2021-10-08
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24989
dc.description SERAFIM, M. J. A. Inclusão de alunos(as) com altas habilidades e/ou superdotação na escola: uma abordagem teórica. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a inclusão de crianças identificadas como superdotadas ou com altas habilidades na rede pública de ensino. A partir das leituras realizadas, foi possível aprofundar as metodologias aplicadas na identificação das características do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos superdotados através do estudo dos conceitos de Altas habilidades/Superdotação (AH/SD), abarcando a legislação vigente. Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica sobre o tema. Como referencial teórico foram relevantes os estudos e as pesquisas de Brasil (1996); Oliveira & Anache (2005), Virgolim (2007); Guenther (2006); Alencar & Fleith (2001); Renzulli & Reis, (1997); Freitas e Negrini (2008), entre outros. Os alunos com AH/SD são aqueles que possuem um nível acima da média no âmbito intelectual, criativo, produtivo, entre outros; podendo esses serem elementos combinados ou não. Essa condição presente nessas crianças às inclui nos programas de Ensino Especial, garantido pela Lei n°13.234/15. A inclusão permite identificar às crianças com esse perfil, evidenciando os ajustes necessários no currículo, além de possibilitar uma assistência adequada para o pleno desenvolvimento destas crianças peculiares no ambiente escolar. Os resultados apontam que diversos são os limites no atendimento às crianças nessa condição, sobretudo pela falta de formação específica dos professores e a resistência das escolas em se adaptar às necessidades dos alunos superdotados. Registra-se a necessidade de aprofundamentos posteriores sobre o tema, relacionando a uma pesquisa prática, com intervenção didático-pedagógica, fato impossibilitado pelo atual contexto da pandemia do Covid 19. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Verônica Pessoa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Altas habilidades/superdotação pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title Inclusão de alunos (as) com altas habilidades e/ou superdotação na escola: uma abordagem teórica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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