dc.contributor.author |
Cavalcante, Mayra Tomaz de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-20T14:57:15Z |
|
dc.date.available |
2021-10-20T14:57:15Z |
|
dc.date.issued |
2021-10-08 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24997 |
|
dc.description |
CAVALCANTE, M. T. de O. Letramento literário como práxis pedagógica: reflexões e implicações na formação leitora. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo objetiva analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, os conceitos de letramento no campo da leitura de textos literários, indicados para serem aplicados no ambiente escolar, durante o percurso da educação básica, mais precisamente na fase inicial do ensino fundamental. Para a ilustração da práxis foi sugerido um modelo de sequência didática, seguindo os pressupostos teóricos de Cosson (2006) aliados as contribuições de Kleiman (1995), Souza (1994) e Soares (2009), por meio da divisão de quatro etapas integrativas: Motivação, Introdução, Leitura e Interpretação. Pretende-se alcançar uma prática literária escolar menos avaliativa e mais sensitiva por meio do letramento literário. Assim, os leitores que experienciarem essa ação poderão ser pessoas críticas e atuantes em seu meio social, não se restringindo apenas à sala de aula, mas que ela possa ser repercutida pelos leitores em formação para além dos muros da escola. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Josilene Rodrigues da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento literário |
pt_BR |
dc.subject |
Formação leitora |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.title |
Letramento literário como práxis pedagógica: reflexões e implicações na formação leitora |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |