UEPB - Repositório Digital

O ensino de speaking no curso de Letras-Inglês: concepções sobre a prática docente universitária

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Josiane Fernandes de
dc.date.accessioned 2021-10-20T15:21:56Z
dc.date.available 2021-10-20T15:21:56Z
dc.date.issued 2021-10-05
dc.identifier.other CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24999
dc.description OLIVEIRA, J. F. de. O ensino de speaking no curso de Letras-Inglês: concepções sobre a prática docente universitária. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho pretende investigar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, em especial a habilidade de speaking, no Ensino Superior, no curso de Letras-Inglês, campus III, da Universidade Estadual da Paraíba sob a percepção do docente universitário que medeia o processo de ensino e aprendizagem durante suas aulas. Dessa forma, buscamos analisar como os professores percebem e avaliam suas práticas docentes de forma a contribuir para a formação inicial dos graduandos através de suas metodologias e atividades trabalhadas em sala de aula e os desafios de se ensinar Língua Inglesa, em especial o desenvolvimento da habilidade de speaking, uma vez que os alunos fazem parte de turmas heterogêneas e que possuem diferentes níveis de domínio da língua fazendo com que o professor universitário perceba e leve em consideração essas diferenças. Como aporte teórico, nos embasamos em autores como Hinkel (2006), Harmer (2007) e Canale e Swain (1980), que abordam a importância do aprendizado do speaking e a competência comunicativa, além de Pimenta (1999) e Paiva (2003) que discorrem sobre a formação inicial. Dessa forma, através de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa, esta pesquisa foi aplicada aos professores universitários que lecionam Língua Inglesa no curso de licenciatura de Letras-Inglês na Universidade Estadual da Paraíba, Campus III. Como instrumento de análise, foi aplicado um questionário com 7 perguntas, realizado através do google forms, para 8 professores que fazem parte do quadro de professores do curso. Como resultado, obtivemos a percepção dos professores universitários sobre suas práticas docentes bem como suas participações no desenvolvimento do speaking dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Carolina Dias da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Speaking pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Professor universitário pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.title O ensino de speaking no curso de Letras-Inglês: concepções sobre a prática docente universitária pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta