UEPB - Repositório Digital

Reabilitação oral estético-funcional em uma criança com relato de bullying

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Sandryenne Rayanne Barbosa de Gois
dc.date.accessioned 2021-10-20T18:16:33Z
dc.date.available 2021-10-20T18:16:33Z
dc.date.issued 2020-12-17
dc.identifier.other CDD 617.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25009
dc.description SANTOS, Sandryenne Rayanne Barbosa de Gois. Reabilitação oral estético-funcional em uma criança com relato de bullying. 2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Bullying é um fenômeno de conduta insociável que sugere abuso de poder físico ou psicológico, que resulta na prática de agressões físicas ou verbais. Crianças e adolescentes são as principais vítimas de bullying, e podem desenvolver vários problemas psicossociais, incluindo ansiedade, depressão, insegurança, déficit de atenção, dificuldade de interação e isolamento social. As alterações buco-dentais e faciais são os principais fatores predisponentes à ocorrência dessa problemática. Este artigo relata um caso clínico de um paciente do gênero masculino, 09 anos de idade, ASA I, atendido na clínica de odontopediatria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande -PB. Na anamnese foi identificado contato prévio com tratamento odontológico, a queixa principal foi fratura em dente anterior, que resultou em agressões verbais pelos colegas da escola. No exame clínico, foi identificado presença de biofilme, fratura coronária no dente 11, sem evidências de alterações radiográficas, recessão gengival no dente 31 com presença de mobilidade grau I, e relação de mordida cruzada anterior entre os dentes 21 e 31. O tratamento resultou em 7 sessões compostas durante um período de 4 meses e 19 dias, incluindo: orientação de higiene bucal e fluorterapia para controle do biofilme; restauração de resina no dente 11 e tratamento ortodôntico, utilizando pistas diretas planas e placa removível com arco vestibular de Hawley e grampo interproximal do tipo Benac. O tratamento proposto devolveu harmonia do sorriso, que estava comprometido pela alteração de forma, posição e função, com resultados positivos no bem estar e autoestima da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Edja Maria Melo de Brito Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Bullying pt_BR
dc.subject Reabilitação bucal pt_BR
dc.subject Estética dentária pt_BR
dc.title Reabilitação oral estético-funcional em uma criança com relato de bullying pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta