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O presente trabalho busca discutir sobre o processo de apropriação do letramento acadêmico
entre os graduandos de Letras e Pedagogia do campus III da UEPB-Guarabira PB nos períodos
iniciais do curso. Nessa perspectiva, nosso objetivo principal consiste em investigar de que
forma essa apropriação acontece e quais as principais dificuldades que os alunos enfrentam no
início da graduação quanto ao desenvolvimento das competências de leitura e escrita científicas.
Dessa forma, destacamos como objetivos específicos: a) discutir sobre a perspectiva do
letramento no aspecto geral e de forma mais delimitada sobre o letramento acadêmico; b)
analisar as principais dificuldades e os desafios que os alunos recém chegados à universidade
enfrentam para desenvolverem o letramento acadêmico ao longo da graduação; c) apontar, a
partir dos resultados da nossa pesquisa, de que forma alunos de Letras e Pedagogia,
especialmente, conseguem se apropriar ao longo do curso de todo esse processo de letramento
acadêmico. É oportuno destacar que o objeto de estudo dessa pesquisa teve como principal
motivação a minha experiência pessoal2
enquanto graduanda de Letras da UEPB-Guarabira PB.
E para realização da investigação desse estudo, adotamos uma abordagem de cunho qualitativo,
pois estamos analisando e explicando um fenômeno e suas possíveis causas. Esse estudo
também traz características da abordagem quantitativa, pois, a partir dos resultados por meio
de porcentagem (dados, números), pudemos analisar as principais causas citadas pelos nossos
colaboradores. Sendo assim, utilizamos como instrumento para a geração de dados um
questionário contendo seis questões, por meio das quais pudemos evidenciar, em seus
resultados, o que discutimos ao longo do trabalho mediante as contribuições de autores como:
Kleiman (1995, 2005, 2007), Soares (2010), Rojo (2009), Nascimento; Araújo; Bezerra (s/d),
Carlino (2003) dentre outros. Os resultados do nosso estudo sinalizam que há, de fato, uma
necessidade de sistematização do ensino do letramento acadêmico para os graduandos nos
períodos iniciais, visto que são inúmeras as dificuldades e conflitos enfrentados nesse contexto
específico de produção científica. |
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