Resumo:
O presente artigo tem como objetivo geral: Aprofundar o conhecimento sobre aplicação da ludicidade na educação infantil para aprimoramento das práticas pedagógicas; tem como objetivos específico: Identificar metodologias utilizadas com frequência para introdução da ludicidade no ambiente escolar e identificar principais dificuldades relacionadas a introdução do lúdico no planejamento escolar e consequentemente na pratica pedagógica do professor da educação infantil. Este trabalho configura-se como revisão de literatura com embasamento nos principais autores BETTELHEIM (1984); Vygotsky (1998); KISHIMOTO (1999) Piaget (1996); e pesquisa de campo de caráter qualitativo, onde foi aplicado questionário a 20 professores dos mais variados níveis de formação, sendo estes de escolas públicas. Foi possível afirmar que a maioria dos professores entrevistados estão cientes da importância da introdução da ludicidade em sala de aula. A ludicidade tende a ser introduzida na pratica pedagógica cada vez mais, tendo em vista que tudo se modifica inclusive a educação infantil e suas ferramentas de desenvolvimento de aprendizagem.
Descrição:
AMARANTE, K. C. Ludicidade na educação infantil: a importância da brincadeira no aprendizado da criança. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.