Resumo:
O Estágio Supervisionado é extremamente importante nos cursos de Licenciatura, pois é através dele que o discente tem a oportunidade de vivenciar na prática a realidade de uma escola, bem como aplicar conceitos teóricos aprendidos durante a graduação no cotidiano de uma sala de aula. Esse processo é indispensável para a formação do futuro docente, pois lhe concede experiência e até maturidade diante das mais diversas situações as quais é submetido durante a execução de uma aula, estando diante de vários alunos com os mais variados tipos de personalidade e bagagem culturais distintas. Este trabalho relata a experiência vivenciada pelo discente durante o Estágio Supervisionado IV em uma turma do 3º ano do ensino médio do segmento Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período de Fevereiro a Junho de 2019 na Escola Cidadã Integral Monte Carmelo (E.C.I.M.C.), situada no município de Campina Grande – PB evidenciando-se as metodologias utilizadas na elaboração e execução das aulas. O Estágio Supervisionado IV contribuiu significativamente para a formação do discente, pois proporcionou experiências únicas que o ajudarão durante sua formação profissional além de mudar a percepção do discente sobre os alunos do EJA que frequentemente são vistos como alunos desinteressados e desmotivados durante as aulas devido à idade avançada ou a terem jornadas pesadas de trabalho e cuidado com filhos e casa durante o dia, o que faz com que eles muitas vezes demonstrem cansaço e uma dificuldade maior de concentração nas aulas. A turma em que o trabalho ocorreu, entretanto, era uma turma bastante ativa e participativa o que contribuiu para que as aulas ocorressem de uma maneira tranquila e divertida.
Descrição:
FRANÇA, José Tiago Lima de. Estágio docente no Ensino Médio: relato vivencial em turma de Educação de Jovens e Adultos. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.