UEPB - Repositório Digital

Educação em neurociência da dor para pacientes com dor lombar crônica: uma revisão integrativa da literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Mary Jennyfer Castro dos
dc.date.accessioned 2021-10-22T18:12:19Z
dc.date.available 2021-10-22T18:12:19Z
dc.date.issued 2021-04-30
dc.identifier.other CDD 615.82
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25071
dc.description SANTOS, Mary Jennyfer Castro dos Santos. Educação em neurociência da dor para pacientes com dor lombar crônica: uma revisão integrativa da literatura. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A dor lombar crônica é definida como dor lombar com duração maior de 3 meses, sendo uma das principais causas de absenteísmo, incapacidade e gastos com a saúde. É uma condição altamente prevalente e que afeta negativamente a saúde física e mental dos pacientes. Novas abordagens terapêuticas baseadas na educação em neurociência da dor mostram capacidade promissora para melhorar a dor e incapacidade em pacientes com dor lombar. A educação em neurociência da dor é um recurso terapêutico que objetiva proporcionar conhecimento adequado aos pacientes sobre como suas dores são produzidas e, a partir desse conhecimento, suas atitudes, comportamentos, escolhas de tratamento e estilo de vida podem ser modificados. Objetivo: Investigar na literatura os benefícios da educação em neurociência da dor no tratamento de pacientes com dor lombar crônica. Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura de estudos publicados nos últimos 5 anos, nas bases de dados EMBASE, PEDro, BVS, CAPES, Web of Science e PubMed. Os descritores e palavras-chave utilizadas foram: low back pain, back pain, chronic pain, neuroscience, pain education, pain neuroscience education e neuroscience education. Resultados: Os seis estudos incluídos foram ensaios clínicos randomizados que avaliaram a educação em neurociência da dor de forma isolada ou combinada com outras terapias e mostraram resultados significativos para os grupos experimentais quanto a redução da incapacidade, da intensidade da dor, catastrofização e cinesiofobia. Conclusão: Pode-se concluir que a educação em neurociência da dor pode ser um bom recurso coadjuvante no manejo de pacientes com dor lombar crônica. Palavras-Chaves: Educação em dor. Dor lombar crônica. Educação em neurociência da dor. Dor lombar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Allen Suzane de França pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dor lombar crônica pt_BR
dc.subject Dor lombar pt_BR
dc.subject Educação em neurociência da dor pt_BR
dc.title Educação em neurociência da dor para pacientes com dor lombar crônica: uma revisão integrativa da literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta