Resumo:
As metodologias ativas são um conjunto de estratégias que buscam estimular o discente a assumir o papel de protagonista de sua aprendizagem, tornando-o apto a autogerenciar seu processo de formação. Com o cenário pandêmico e todas as mudanças impostas por ele, evidenciou-se o caráter de urgência com o qual foi preciso rediscutir os processos de ensino-aprendizagem somado à necessidade crescente de se adequar, provisoriamente, o ensino presencial para o ensino remoto. Diante disto, viu-se a necessidade de identificar e analisar o uso das metodologias ativas por docentes do ensino superior, no contexto do ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico do tipo revisão integrativa, realizado por meio das bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde e Portal de Periódicos CAPES. Em todos os estudos que compuseram esta revisão, pôde-se observar o emprego de métodos ativos, embora de formas distintas e com nomenclaturas diferentes. Concluiu-se que as metodologias ativas foram aliadas e facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem nesta nova modalidade de ensino, visto que, tornou-se possível dinamizar o momento das aulas e promover uma maior interação entre docentes e discentes.
Descrição:
GAUDÊNCIO, Ingrid Ferreira. Docentes do ensino superior e o uso das metodologias ativas no contexto da pandemia da COVID-19 - uma revisão integrativa. 2021. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.