UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre o preconceito racial e práticas pedagógicas de professoras do ensino fundamental I de uma escola municipal em Caiçara-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Chirlainy Cristina Alves de
dc.date.accessioned 2021-10-22T18:16:41Z
dc.date.available 2021-10-22T18:16:41Z
dc.date.issued 2021-11-04
dc.identifier.other CDD 320.981
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25073
dc.description SOUZA, C. C. A. de. Reflexões sobre o preconceito racial e práticas pedagógicas de professoras do ensino fundamental I de uma escola municipal em Caiçara-PB. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Este trabalho tem por finalidade analisar as percepções de professoras do Ensino Fundamental I a respeito de preconceito racial em sala de aula, abordando estratégias e meios que docentes e gestores têm utilizado para minimizar atos racistas nas instituições educacionais. Para isso, destaca-se como o preconceito racial é tido atualmente pela sociedade, identificando a pouca inserção de educadoras negras em espaços formais e reconhecendo a importância de trabalhar a heterogeneidade cultural, étnica e racial no contexto social e educacional. Para êxito na compreensão do trabalho, dialoga-se com a Lei N°10.639 (BRASIL, 2003) e o pensamento de autores como Lima e Silva (2016), Canen e Xavier (2011), Gomes (1996), Silva (2012), Santos (2007), Almeida (2019), Domingues (2007), alguns Blogs e Sites, principalmente como o Geledés, os quais contribuíram para o desenvolvimento da compreensão sobre o tema em questão. Por fim, apresenta-se as concepções e posicionamentos de duas professoras e uma gestora de uma escola na cidade de Caiçara-PB, obtidas através de um questionário aplicado pelo Google Forms, referente ao conceito de racismo e discriminação racial, levando-as a refletir sobre o modo como o racismo se apresenta em sala de aula, tendo em vista que as educadoras negras enfrentam também o racismo, seja ele por meio da atitude dos discentes ou dos próprios profissionais e colegas de trabalho. Tais reflexões contribuíram para que os docentes em atuação e em formação aprimorassem sua prática pedagógica em sala de aula adicionando mais conteúdos que abordem a cultura negra e desenvolvendo projetos que tratem das relações étnico-raciais e miscigenação existentes em nosso país. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Josilene Rodrigues da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educadoras pt_BR
dc.subject Lei n°10.639 pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.subject Identidade racial pt_BR
dc.title Reflexões sobre o preconceito racial e práticas pedagógicas de professoras do ensino fundamental I de uma escola municipal em Caiçara-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta