Resumo:
Neste trabalho, abordamos a temática das relações interculturais como mecanismo de interação no ensino de espanhol como língua adicional – LA. Tendo como objetivo geral, analisar como a interculturalidade pode colaborar na interação do ensino de língua adicional em especial o Espanhol. Sendo assim, os objetivos específicos visam destacar sua importância no processo de aquisição de um novo idioma, o aprimoramento das práticas pedagógicas a partir de uma perspectiva intercultural e identificar seu papel no processo de senso crítico dos alunos. Para desenvolver esta investigação, utilizamos como mecanismos metodológicos pesquisas de cunho bibliográfico e a experiência vivenciada na observação e prática docente durante os estágios supervisionados I e II no curso de Letras espanhol do Campus VI da UEPB, que foi de fundamental importância para o desenvolvimento desse trabalho. Partindo desta perspectiva, nossa fundamentação busca ressaltar as contribuições das aulas desenvolvidas sobre a perspectiva intercultural, não somente para a aprendizagem de um novo idioma, mas também no processo de inclusão social, cultural e de interação
dos membros que habitam a escola e a sociedade. Para fundamentar essa discussão contamos com a ajuda de autores como Candau (2008), Paraquett (2010), Barros e Costa (2010), Fontana e Fávero (2013), Soarez (2015), Pimenta e Lima (2006), entre outros. Nesse sentido, podemos concluir que a interculturalidade para o ensino de língua, significa não somente uma ferramenta que possibilita a relação dos alunos com o mundo a sua volta, mas também oportuniza o diálogo de respeito entre indivíduos que compõem uma mesma sociedade. A perspectiva intercultural também representa uma alternativa para analisar diferentes manifestações multiculturais de cada região e/ou país, visando mostrar que cultura e língua são duas vertentes que caminham juntas. Desse modo, faz-se necessário promover discussões e reflexões com base no ensino pautado na perspectiva intercultural a partir de diversas situações, podendo transformar a sala de aula em um ambiente motivador não só para o aluno, como também para o professor, pois uma aula que não visa o respeito às culturas e às pessoas, não promove o conhecimento, tampouco a interação.
Descrição:
SOUZA, J. T. F. Relações interculturais como mecanismo de interação no ensino do espanhol como Língua Adicional - LA. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.