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Impacto do uso do videogame ativo na pressão arterial em adolescentes com excesso de peso

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dc.contributor.author Galdino, Selma Aires Monteiro
dc.date.accessioned 2021-10-26T17:22:52Z
dc.date.available 2021-10-26T17:22:52Z
dc.date.issued 2021-04-20
dc.identifier.other CDD 616.398
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25104
dc.description GALDINO, Selma Aires Monteiro. Impacto do uso do videogame ativo na pressão arterial em adolescentes com excesso de peso. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Introdução: A prática de atividade física na adolescência está associada à prevenção da obesidade, circunstância que facilita a disfunção da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Os Video Games Ativos (VGAs) tem sido usados como forma de remodelamento de exercícios físicos. Objetivo: Avaliar o impacto do uso do videogame ativo na pressão arterial de adolescentes com excesso de peso. Métodos: Ensaio clínico randomizado, realizado com 70 adolescentes de 10 à 16 anos, que apresentou sobrepeso ou obesidade, matriculados em escolas públicas, no ensino fundamental II do município de Campina Grande, Paraíba. A intervenção foi realizada em ambiente reservado, com estações montadas, horários (manhã e tarde) e dia extra para reposição, realizado durante 50 minutos, três vezes por semana, ao longo de oito semanas. Foi utilizada a plataforma GBLOCKS 360, com acessório Kinect (Microsoft*) o jogo selecionado foi o Just Dance. A pressão arterial (PA) foi aferida antes e depois da intervenção, e comparada através do teste t- Student, no SPSS 22.0. Foi adotado o nível de significância de 5%. Resultados: Após a intervenção, foi observado que não houve modificação da pressão arterial dos adolescentes avaliados, os dois grupos se mantiveram normotensos, o valor médio da pressão arterial se mantiveram dentro da normalidade nos dois grupos, portanto não apresentaram alterações estatisticamente significantes na pressão arterial. Conclusão: A intervenção com uso do VGA não apresentou impacto na pressão arterial dos adolescentes. Acredita-se que com a continuidade de pesquisas posteriores que busquem a realização de intervenções com o VGA em um período de tempo maior, buscando avaliar os efeitos positivos deste sobre a obesidade e redução dos níveis pressóricos, poderá implicar em melhores resultados para a saúde. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Alessandra Teixeira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Obesidade pt_BR
dc.subject Adolescentes pt_BR
dc.subject Exercício físico pt_BR
dc.subject Pressão arterial pt_BR
dc.title Impacto do uso do videogame ativo na pressão arterial em adolescentes com excesso de peso pt_BR
dc.type Other pt_BR


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