Resumo:
Os grupos da herpetofauna, apesar da sua longa história de relações com os seres humanos, ainda hoje suscita sentimentos de medo e repulsa que são perpetuados pelo legado cultural das sociedades no decorrer da história. Essas percepções podem acabar promovendo atitudes que atingem negativamente esses animais levando a caça excessiva e consequentemente o possível desaparecimento de espécies endêmicas. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver inovações educacionais com foco na sensibilização da população sobre a importância da conservação dos grupos répteis e anfíbios locais no estado da Paraíba, através de uma pesquisa de desenvolvimento baseada na Design Research (DR). Nossa pergunta norteadora foi: “Quais são as características necessárias para desenhar um jogo educacional complexo para aproximar conhecimentos científicos e regionais da herpetofauna local, visando a sensibilização da população em relação á práticas prejudiciais com relação aos animais paraibanos?”. O aporte teórico metodológico para a concepção das inovações educacionais (jogos educacionais) foram os pressupostos construtivistas de Piaget e a DR. Assim a pesquisa foi desenvolvida em 3 fases: pesquisas preliminares (de conteúdo e lúdica), ciclos de prototipagem e avaliação. Nesse contexto, relacionamos o conhecimento da população regional com o conhecimento científico para a produção de 3 jogos educacionais com enfoque no ensino e divulgação científica da herpetofauna paraibana. Como resultado final desta pesquisa, descrevemos todo o percurso de desenvolvimento dos jogos educacionais complexos que foram testados e avaliados para serem aplicados com o público alvo. Nesse sentido, pontuamos as principais conquistas e modificações dos protótipos iniciais, que passaram por feedbacks tanto do público como avaliadores das áreas de jogos e dimensões educacionais para o redesenho dos objetivos de aprendizagem, competências, conteúdos e jogabilidade para a elaboração das versões finais. Por fim ressaltamos que os jogos desenvolvidos nesta pesquisa apresentam características equilibradas tanto para a natureza lúdica como educacional, dialogando o conhecimento regional e cientifico sobre a herpetofauna paraibana e servem como potenciais ferramentas para formulação de estratégias ensino e divulgação da fauna paraibana.
Descrição:
BERNARDO, Mateus Lima. Quem são os animais paraibanos?: uma proposta para o ensino da herpetofauna local do estado da Paraíba. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2020.