Resumo:
Com o aumento do desemprego muitos trabalhadores recorreram ao micro empreendedorismo para se manter no mercado. Isso gerou uma elevação de concorrência em muitos setores, trazendo ao MEI novos desafios para serem enfrentados. Chamamos de MEI – Microempreendedor individual – o indivíduo que busca gerar lucro e bons resultados através da oferta de um serviço, onde sua fatura anual deve ser de até R$81mil. Portanto, esse trabalho tem como objetivo responder “Como enfrentar os desafios propostos diante uma crise aos gestores manter seu negócio funcionando através das ferramentas do planejamento estratégico em razão do cumprimento e superação das metas proposta pela organização?”. Bem como, visa compreender como o MEI pode utilizar as estratégias de planejamento de gestão para lidar com um mercado inserido em um cenário de crise, buscando investigar quais ferramentas de gestão são necessárias para manter uma empresa ativa no mercado em tempos de crise. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de uma empresa no ramo têxtil, localizada no município de Piancó-PB, através de uma entrevista à proprietária. Com ela foi possível identificar que seu faturamento anual não foi afetado pela crise, logo fica claro que as ferramentas de (planejamento como missão, visão e valores de gestão) que foram utilizadas nessa empresa, no seu planejamento financeiro houve a iniciativa de buscar o aconselhamento de um contador, fez uso dos órgãos públicos, e buscou conhecimento relacionados a sua área.
Descrição:
ALMEIDA, P. B. Os desafios do microempreendedor em tempos de crise: empresa roma têxtil no município de Piancó-PB. 2021. 25 f. Trabalho de conclusão (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.