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Uma das etapas que iniciam o processo de transição e transformação entre estudante/professor é justamente o período de estágios. Tendo em vista a grande importância desse período no processo de formação em docência, no aspecto teórico, técnico e metodológico, o presente estudo teve como objetivo compartilhar a vivência do estágio de modo a refletir e sintetizar as experiências em toda sua essência, desde os desafios de um iniciante na docência, passando pelos desafios estruturais, sociais, dentre tantos outros. Tem o intuito de compartilhar de forma objetiva o relato vivenciado no estágio supervisionado realizado na Escola Municipal e Ensino Fundamental Coronel Antônio Pessoa, no município de Umbuzeiro-PB, bem como as adversidades, os resultados obtidos e suas conclusões. Os instrumentos metodológicos serviram como base para uma avaliação crítica e construtiva, em relação aos aspectos físicos e humanos neste período de estágio. Com os
questionários realizados em sala de aula foi possível ter uma noção mais clara sobre os desafios, as carências de cada estudante, além das propostas dos mesmos. Através do processo de investigação, por meio de questionários, debates e discussões realizados em sala de aula, a partir dos quais os discentes começaram a
despertar e explicitar seus pontos de criticidade, foi possível diagnosticar algumas carências e sugestões. Ponderou-se, então, trabalhar em busca de um ensino mais dinâmico e diversificado. Diante disso, foi possível observar uma progressiva evolução dos discentes, semanalmente, tornando-se mais críticos, participativos e, de modo geral, engajados em aprender e debater sobre aspectos geográficos. |
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