UEPB - Repositório Digital

O processo de formação docente a partir do estágio supervisionado em geografia com atuação na escola E. M. E. F. Coronel Antônio Pessoa, Umbuzeiro/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Maia, Julio Acácio de Andrade
dc.date.accessioned 2021-11-19T21:19:34Z
dc.date.available 2021-11-19T21:19:34Z
dc.date.issued 2021-06-11
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25291
dc.description MAIA, J. A. A. O processo de formação docente a partir do estágio supervisionado em geografia com atuação na escola E. M. E. F. Coronel Antônio Pessoa, Umbuzeiro/PB. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Uma das etapas que iniciam o processo de transição e transformação entre estudante/professor é justamente o período de estágios. Tendo em vista a grande importância desse período no processo de formação em docência, no aspecto teórico, técnico e metodológico, o presente estudo teve como objetivo compartilhar a vivência do estágio de modo a refletir e sintetizar as experiências em toda sua essência, desde os desafios de um iniciante na docência, passando pelos desafios estruturais, sociais, dentre tantos outros. Tem o intuito de compartilhar de forma objetiva o relato vivenciado no estágio supervisionado realizado na Escola Municipal e Ensino Fundamental Coronel Antônio Pessoa, no município de Umbuzeiro-PB, bem como as adversidades, os resultados obtidos e suas conclusões. Os instrumentos metodológicos serviram como base para uma avaliação crítica e construtiva, em relação aos aspectos físicos e humanos neste período de estágio. Com os questionários realizados em sala de aula foi possível ter uma noção mais clara sobre os desafios, as carências de cada estudante, além das propostas dos mesmos. Através do processo de investigação, por meio de questionários, debates e discussões realizados em sala de aula, a partir dos quais os discentes começaram a despertar e explicitar seus pontos de criticidade, foi possível diagnosticar algumas carências e sugestões. Ponderou-se, então, trabalhar em busca de um ensino mais dinâmico e diversificado. Diante disso, foi possível observar uma progressiva evolução dos discentes, semanalmente, tornando-se mais críticos, participativos e, de modo geral, engajados em aprender e debater sobre aspectos geográficos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Suellen Silva Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.title O processo de formação docente a partir do estágio supervisionado em geografia com atuação na escola E. M. E. F. Coronel Antônio Pessoa, Umbuzeiro/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta