Resumo:
Esta pesquisa busca apresentar algumas reflexões sobre a importância do Estágio Supervisando em Geografia, levando em consideração a formação inicial do professor, bem como a relação existente entre escola e universidade. Metodologicamente adotamos o método qualitativo, de cunho teórico, metodológico e conceitual, juntamente com uma pesquisa de campo, realizada durante a regência com a turma de 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Aparecida Gomes de Sousa, localizada em Cacimba de Dentro – PB. Dessa forma, o Estágio Supervisionado é mais do que um componente curricular, é uma etapa de construção dos saberes e fazeres inerentes aos professores, especialmente no momento de regência. No entanto, muitos dos estudantes que se encontram num processo de formação inicial, sentem e vivenciam dificuldades em sua efetivação, pois estagiar é mergulhar em umas práxis que reque ação e formação profissional. Portanto, ressaltamos que o caminho é longo para formar um professor, mesmo isso sendo um grande desafio, sobretudo para a formação inicial, realizar os Estágios Supervisionados é uma das formas de trazer para si a construção de possibilidades de ensinar e aprender Geografia na escola, oportunizado um ensino de Geografia mais prazeroso e que imprima nos alunos um desejo e curiosidade pelo conhecimento geográfico.
Descrição:
SANTOS, L. de O. Estágio supervisionado em Geografia: vivência e formação de professores. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.