Resumo:
Este estudo almeja investigar as contribuições que o podcast proporciona ao ensino de língua
portuguesa, sobretudo, para a modalidade oral para desenvolver as habilidades dos alunos
quanto à adequação da linguagem em contextos diversos. Para tal, definimos 3 objetivos
específicos: a) estudar a importância e a necessidade de um ensino de oralidade promissor em
sala de aula; b) correlacionar o ensino de oralidade com o uso do podcast; e c) avaliar as
possibilidades que o podcast proporciona para trabalhar a modalidade oral de modo instigante
em sala de aula. Fundamentamos esta pesquisa nas teorias de Marcuschi (2001; 2008; 2010) e
Magalhães (2020) para as pontuações acerca da oralidade e dos gêneros. Baseamo-nos
também nos estudos de Antunes (2003), Kurtz, Schmidt & Possani (2020), Campos & Matuda
(2019) e outros. Além disso, a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo
exploratória e descritiva, de natureza básica, e o instrumento usado para a coleta de dados foi um questionário destinado aos alunos do Ensino Médio.
Descrição:
Silva, J. S. da. O podcast como auxílio para o desenvolvimento da oralidade de língua portuguesa. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.