Resumo:
O presente relato tem como objetivo principal descrever a experiência de estágio
supervisionado desenvolvido entre novembro de 2016 a novembro de 2018, na Defensoria
Pública da União (DPU) da Paraíba. Entende-se que o estágio supervisionado, dentre outras
possibilidades, tem como função o aprimoramento do aluno de forma prática no ambiente de
trabalho, onde se aplica a teoria acadêmica na atividade profissional. Do ponto de vista de sua
metodologia, o trabalho apresenta um caráter descritivo e qualitativo e se fundamente
teoricamente em estudos de Dryden Castro de Arezzo; Sandro Trecastro Bergue; e Reinaldo
Nobre Pontes. Foi verificado que a função de um Administrador Público não consiste apenas
em gerir processos e prazos, mas a uma relação humana com todos os liderados para um êxito
satisfatório. Portanto, nos dias atuais, a preparação de um gestor público não se resume apenas
em um estágio curricular supervisionado, mas a constante observação e conciliação entre
teorias e práticas, bem como o aperfeiçoamento das relações interpessoais para uma boa
liderança.
Descrição:
MARIANO, Alessandro Luiz. O papel do estágio na formação dos alunos do curso de administração pública da UEPB. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba. 2021.