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Variações da língua na etapa final da educação básica: aprendizagem e respeito as diferenças vocabulares à luz dos PCNEM e da BNCC

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dc.contributor.author Nóbrega, Wanderson Kennedy da
dc.date.accessioned 2021-12-13T12:59:44Z
dc.date.available 2021-12-13T12:59:44Z
dc.date.issued 2021-11-30
dc.identifier.issn CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25362
dc.description NÓBREGA, W. K. Variações da língua na etapa final da educação básica: aprendizagem e respeito as diferenças vocabulares à luz dos PCNEM e da BNCC. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O ensino da Língua portuguesa vai além da exploração da estrutura normativa padrão, pois a linguagem é mais produtiva e descritiva dentro da realidade variacional culta e dos demais formatos de manifestação usual da língua portuguesa no Brasil. Desse modo, percebemos a importância do ensino das variações da linguagem nas aulas de Língua Portuguesa durante o processo de formação do educando nos anos finais da educação básica, ou seja, no Ensino Médio. Esta pesquisa tem como objetivo observar as particularidades intrínsecas ao fenômeno variacional da língua com base nos documentos legais. Logo, investigamos com base no objetivo proposto, a conceituação e posterior problematização acerca da discriminação da linguagem variacional, a partir da observação sobre o norteamento defendido nos principais documentos que tratam sobre o processo educativo da língua durante a formação na última etapa da educação básica. O embasamento foi pautado na teoria da Sociolinguística, representado por Cagliari (1990); Bagno (2002, 2003, 2007); Labov (2008); Coelho (2015). Metodologicamente, este trabalho é de cunho bibliográfico, com base no método exploratório e observacional destinado a observações analíticas sobre o espaço dado à variação sociolinguística nos documentos oficiais. O corpus é composto pelos documentos legais referentes à Base Curricular Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Entre os resultados alcançados, destacamos que os documentos a exemplo dos PCNEM possuem dentre suas finalidades o direcionamento da prática pedagógica a partir da contemplação dos tipos textuais, que servem para mostrar ao discente as diversas possibilidades de uso da língua na prática no Ensino Médio. Portanto, ressaltamos que o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio terá de trabalhar além do ensino da variação culta, pois a análise dos inegáveis fenômenos linguísticos têm a finalidade de garantir aos alunos uma aprendizagem crítica, levando-os a conhecerem às variantes existentes na Língua materna, para que a partir deste contato possam perceber a prática do preconceito linguístico e contestá-lo. pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Sociolinguística pt_BR
dc.subject Documentos oficiais pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title Variações da língua na etapa final da educação básica: aprendizagem e respeito as diferenças vocabulares à luz dos PCNEM e da BNCC pt_BR


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