dc.contributor.author |
Pereira, Henrique Sabino da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-23T20:54:03Z |
|
dc.date.available |
2021-12-23T20:54:03Z |
|
dc.date.issued |
2020-12-02 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25396 |
|
dc.description |
PEREIRA, H. S. S.. Programa Institucional Residência Pedagógica: concepções, desafios e suas contribuições na formação inicial do professor de geografia. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa originou-se da necessidade de compreender a formação para a docência dos graduandos em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tomando como referência a análise da dimensão formativa representada pelo Programa Institucional Residência Pedagógica, Subprojeto Geografia, Campus I (UEPB), considerando as diferentes concepções de Estágio Supervisionado, os desafios e perspectivas dos licenciandos do mencionado Curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando o método fenomenológico e técnicas de pesquisa colaborativa. Para interpretação dos dados coletados, utilizou-se as técnicas da análise do discurso dos alunos bolsistas integrantes do Programa Residência Pedagógica. Através da pesquisa, foi possível compreender melhor aspectos do referido programa, tais como o auxílio da coordenação e dos professores preceptores para a sua realização, evidenciando-se a sua importância na formação de professores, a possibilidade de afirmação profissional e a valorosa experiência de inserção dos licenciandos na escola básica, embora ressalte-se que existem algumas limitações no desenvolvimento do Programa. Os discursos também revelaram que o curso de Geografia da UEPB vem cumprindo o seu papel na formação profissional, destacando-se o trabalho dos docentes e o cumprimento do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), embora os licenciandos também tenham tecido considerações sobre limitações metodológicas, que constituem empecilhos para uma formação mais direcionada para a docência. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professor |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Residência Pedagógica - PRP |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Programa Institucional Residência Pedagógica: concepções, desafios e suas contribuições na formação inicial do professor de Geografia |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |