UEPB - Repositório Digital

Programa Institucional Residência Pedagógica: concepções, desafios e suas contribuições na formação inicial do professor de Geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Henrique Sabino da Silva
dc.date.accessioned 2021-12-23T20:54:03Z
dc.date.available 2021-12-23T20:54:03Z
dc.date.issued 2020-12-02
dc.identifier.issn CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25396
dc.description PEREIRA, H. S. S.. Programa Institucional Residência Pedagógica: concepções, desafios e suas contribuições na formação inicial do professor de geografia. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa originou-se da necessidade de compreender a formação para a docência dos graduandos em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tomando como referência a análise da dimensão formativa representada pelo Programa Institucional Residência Pedagógica, Subprojeto Geografia, Campus I (UEPB), considerando as diferentes concepções de Estágio Supervisionado, os desafios e perspectivas dos licenciandos do mencionado Curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando o método fenomenológico e técnicas de pesquisa colaborativa. Para interpretação dos dados coletados, utilizou-se as técnicas da análise do discurso dos alunos bolsistas integrantes do Programa Residência Pedagógica. Através da pesquisa, foi possível compreender melhor aspectos do referido programa, tais como o auxílio da coordenação e dos professores preceptores para a sua realização, evidenciando-se a sua importância na formação de professores, a possibilidade de afirmação profissional e a valorosa experiência de inserção dos licenciandos na escola básica, embora ressalte-se que existem algumas limitações no desenvolvimento do Programa. Os discursos também revelaram que o curso de Geografia da UEPB vem cumprindo o seu papel na formação profissional, destacando-se o trabalho dos docentes e o cumprimento do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), embora os licenciandos também tenham tecido considerações sobre limitações metodológicas, que constituem empecilhos para uma formação mais direcionada para a docência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Programa Residência Pedagógica - PRP pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.title Programa Institucional Residência Pedagógica: concepções, desafios e suas contribuições na formação inicial do professor de Geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta