Resumo:
O presente trabalho analisou a melhoria da merenda escolar, bem como a infraestrutura da Escola Estadual de Ensino Fundamental de São Francisco com o benefício dos programas: PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e também com o PDDE(Programa Dinheiro Direto na Escola. A estratégia incluiu a investigação documental da escola e uma revisão bibliográficas em páginas eletrônicas e bases científicas. Os programas PDDE e PNAE atingem a um grande contingente de escolas no país no sentido de auxiliar financeiramente o desenvolvimento dessas escolas. A Escola em estudo localizada na zona rural do município de Catolé do Rocha é beneficiada com os dois programas: PDDE e PNAE, e desde o ano de 2005 atua como unidade executora, gerindo estes recursos e buscando promover ações para otimizar o seu funcionamento, melhorando a qualidade de ensino. Os resultados mostram que os programas são similares quanto aos objetivos ao atenderem às necessidades nutricionais dos alunos, incentivando a promoção de práticas alimentares saudáveis e redução da evasão escolar, bem como, na melhoria física da escola, garantindo bem-estar a comunidade escolar.
Descrição:
ALENCAR, Édina Alves de. PDDE E PNAE: Uma análise das políticas públicas na Escola Estadual de Ensino Fundamental de São Francisco, Município de Catolé do Rocha-PB.2014.Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares).Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande,2021