UEPB - Repositório Digital

Concepções e perspectivas do ensino híbrido no contexto de formação inicial de professores de geografia e construção do conhecimento geográfico escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Edwirges Gomes da
dc.date.accessioned 2022-01-05T22:46:35Z
dc.date.available 2022-01-05T22:46:35Z
dc.date.issued 2021-09-22
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25415
dc.description SILVA, M. E. G. Concepções e perspectivas do ensino híbrido no contexto de formação inicial de professores de geografia e construção do conhecimento geográfico escolar. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho advém de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) durante a quota 2020/2021 e elege como objeto de estudo a formação inicial de professores de Geografia do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – PB, mais precisamente, o grupo de 16 licenciandos do curso cotados como bolsistas do Programa Residência Pedagógica, quota 2020/2022. Tem-se por objetivo principal refletir acerca do processo formativo de professores de Geografia para o trabalho na educação básica em face das demandas e perspectivas contemporâneas da educação brasileira. De forma específica, assume-se a pretensão de analisar a dimensão formativa, em seus aspectos didático-metodológicos, do curso de Licenciatura plena em Geografia da instituição supracitada, no que se refere à formação dos licenciandos para atuarem no contexto escolar caracterizado pelo Ensino Híbrido; Compartilhar as reflexões teóricas e práticas metodológicas para a hibridização do ensino e construção do conhecimento geográfico escolar, de forma autônoma e crítica; Comparar a compreensão e as perspectivas dos licenciandos acerca do Ensino Híbrido e sua aplicação no ensino de Geografia, antes e após as colaborações realizadas durante a pesquisa por meio da realização de três oficinas pedagógicas. Desta forma, do ponto de vista metodológico, o trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa, cuja fundamentação dá-se com base em técnicas de pesquisa colaborativa e no método dialético. Como resultados, observou-se que, inicialmente, a compreensão dos licenciandos sobre o ensino híbrido e seus modelos era pouco aprofundada, ressalta-se, nesse sentido, as contribuições das oficinas no que se refere a colaboração com a formação didático-metodológica e teórico-conceitual dos licenciandos pesquisados acerca do Ensino Híbrido, tendo como produto final das oficinas um Padlet com sete planos de aula pensados para a hibridização do ensino de Geografia. Em suma, os resultados alcançados demonstram a dualidade e contradições existentes no que concerne aos discursos em prol de mudanças educacionais e a necessidade de que a formação inicial de professores possa tratar acerca dessas iniciativas de mudanças na educação, não apenas como forma de instrumentalização técnica e metodológica, mas iluminando questões que muitas vezes podem passar despercebidas nos discursos de inovações. Preconiza-se, portanto, uma formação pautada na figura do professor enquanto um sujeito autônomo, crítico-reflexivo e autor de sua prática educativa, ou melhor, um “intelectual transformador”, categoria proposta por Giroux (1997), que se opõem a concepção de professor como mero técnico-executor. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Concepções e perspectivas do ensino híbrido no contexto de formação inicial de professores de geografia e construção do conhecimento geográfico escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta