dc.description.abstract |
Introdução: para realizar uma boa avaliação postural se faz necessário conhecimento dos
instrumentos disponíveis e validados na literatura, os quais sejam apropriados para tal.
Objetivo: realizar uma Revisão Integrativa da Literatura, analisando e descrevendo o
conhecimento científico produzido relacionado à aplicabilidade de instrumentos de avaliação
postural estática e dinâmica realizada em escolares. Métodos: buscou-se por artigos nas bases
de dados da Pubmed, Scielo, Science Direct, Periódicos CAPES, PEDro, Lilacs e Medline,
publicados entre 2010 e 2021, com os seguintes descritores: “posture”, “students”, “posture
habits”, “postural evaluation”, “back school”, “spine”, e os respectivos termos em português;
publicados nos idiomas inglês, português e espanhol. Os artigos analisados deveriam preencher
pelo menos dois dos seguintes critérios: a) apresentar um tipo de técnica e/ou instrumento
validado para avaliação postural; b) conter informações relevantes a respeito de alterações
posturais, fatores de risco e dor. Resultado: foram analisados 50 artigos, dentre eles, 10
estavam repetidos nas bases de dados e 22 foram excluídos por não se encaixarem nos critérios
de inclusão. Dentre os estudos considerados, observou-se a fotogrametria e a utilização de
questionários como técnicas predominantes na avaliação postural realizada em escolares. Os
estudos identificaram como fatores de risco mais presentes para o desenvolvimento de
alterações posturais a postura sentada em sala de aula por períodos de longa permanência; o
peso da mochila escolar, assim como a forma errônea de transportá-la e o sedentarismo.
Conclusão: os achados constatam a importância da avaliação postural por meio de
profissionais capacitados, bem como a necessidade da inserção do fisioterapeuta para realizar
trabalhos de educação postural com escolares buscando identificar e minimizar hábitos
posturais viciosos no âmbito escolar, orientando pais e professores a fim de elaborar estratégias
no sentido de minorar o problema. |
pt_BR |