Resumo:
Introdução: um dos casos que mais leva idosos a internação em hospitais são as quedas, a
maioria das vezes relacionadas a episódios de falta de equilíbrio. Uma nova forma de
abordagem de intervenção nesta situação foi desenvolvida através do uso da realidade
virtual. Objetivo: identificar como a realidade virtual atua no treinamento de equilíbrio em
idosos. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura através de busca
realizada nas seguintes fontes eletrônicas: PEDro, PubMed, LILACS e na SciELO. Os
critérios de inclusão foram: estudos realizados com idosos (>60 anos) realizados nos últimos
10 anos (2011 a 2021); estudos experimentais, estudos observacionais, ensaios clínicos e
que continham o texto disponível na íntegra. Estudos que continham doenças associadas,
estudos de caso e estudos de revisão foram excluídos. Resultados: a partir da busca inicial
112 artigos foram encontrados, 6 foram excluídos por estarem repetidos, 14 artigos foram
escolhidos para leitura na íntegra e apenas 8 foram selecionados para compor essa revisão.
Conclusão: pode-se inferir que a utilização de jogos através de consoles como Nintendo
Wii e Xbox, pela realidade virtual, proporcionam benefícios no tratamento para equilíbrios
em idosos, sendo observados avanços significativos na melhora desse equilíbrio.
Descrição:
COSTA, Carla Yohanna Feitosa Costa. A realidade virtual como tratamento para equilíbrio em idosos: uma revisão integrativa. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.