Resumo:
A evolução tecnológica e as transformações no mundo produtivo têm instigado os diversos
setores educacionais a refletirem sobre novos modos de construção curricular. Com o
aumento de softwares educacionais no mercado surge a necessidade de se desenvolverem
processos capazes de padronizarem a criação desta modalidade de software. Partindo desta
conjectura, buscamos especificar um modelo de processo de desenvolvimento de software
educacional que leve em consideração a complexidade que é o desenvolvimento desta
modalidade de software e que agregue aspectos de avaliação ao software produzido. A
metodologia de pesquisa adotada neste trabalho foi dividida em três etapas: Levantamento de
requisitos, concepção e modelagem do processo e implementação do processo. Foi realizada
uma revisão sistemática da literatura (RSL) a fim de obter informações sobre a evolução dos
processos de desenvolvimento de software educativo, bem como as técnicas e ferramentas que
são utilizadas para este processo. Esta monografia apresenta o PREÁ, um processo de
desenvolvimento de software educacional, com base em metodologias ágeis e no manifesto
ágil. O objetivo do PREÁ é contribuir com o desenvolvimento de software educacional,
através de boas práticas da Engenharia de Software, bem como das metodologias ágeis,
enfocando o fator humano. O resultado desta pesquisa é um processo que procura atender as
demandas do desenvolvimento de software educacional. Foram diversas as dificuldades
encontradas para o desenvolvimento deste processo, que vão desde precariedade de bases de
pesquisa especializadas no assunto até a falta de especificação das técnicas, métodos e
ferramentas na documentação dos trabalhos encontrados.
Descrição:
LIMA, M. M. de.
PREÁ: um processo de desenvolvimento
de software educacional baseado em metodologias ágeis. 2013. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.