UEPB - Repositório Digital

O apoio escolar como síntese de uma educação especial na perspectiva inclusiva no município de Campina Grande/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Bruna Fernanda Ferreira
dc.date.accessioned 2022-01-25T13:52:41Z
dc.date.available 2022-01-25T13:52:41Z
dc.date.issued 2021-10-01
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25508
dc.description FERNANDES, Bruna Fernanda Ferreira. O apoio escolar como síntese de uma educação especial na perspectiva inclusiva no município de Campina Grande/PB. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Essa pesquisa se propôs a investigar como o trabalho de apoio escolar reflete a construção de uma política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva no município de Campina Grande/Paraíba. Para tanto, procuramos conhecer as demandas, as orientações e os processos de trabalho desse profissional, além de apreender os significados e sentidos atribuídos às atividades laborais e ao próprio campo da educação especial e inclusiva. Como suporte para as nossas discussões recorremos aos estudos da Psicologia Histórico-cultural que tem por base as pesquisas de Lev Semionovich Vigotski e colaboradores. Além disso, as análises dos dados seguiram os Núcleos de Significação propostos por Aguiar e Ozella (2006, 2013) que possui uma dimensão histórico-dialética fundamentada na perspectiva vigotskiana. Os resultados mostram que o trabalho do apoio escolar carrega em suas atividades aspectos que unem características tanto da educação especial como da educação inclusiva. A partir disso, entendemos que o apoio escolar funciona como uma síntese possível por provocar mudanças nas instituições escolares ao garantir de forma mais efetiva a inserção de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas. Para nós, o trabalho do apoio escolar como síntese demanda a descoberta dinâmica de contradições que deem abertura a outras sínteses possíveis para a construção de novas bases no campo da educação inclusiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Fabíola Mônica Da Silva Gonçalves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Apoio escolar pt_BR
dc.title O apoio escolar como síntese de uma educação especial na perspectiva inclusiva no município de Campina Grande/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta