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O processo de desenvolvimento no período da adolescência é complexo e as mudanças que ocorrem nessa fase são intensas, sejam elas físicas, cognitivas ou emocionais. A escola representa uma grande parte da vida e do desenvolvimento do sujeito, e é um elemento importante nesse processo, uma vez que é uma das partes responsáveis por desenvolver as competências socioemocionais, que são necessárias para a formação de jovens prontos para a vida em sociedade. O educador tem o dever de promover aprendizagens que estejam sintonizadas com as necessidades, possibilidades e interesses de crianças e adolescentes e, também, com os desafios impostos pela sociedade contemporânea. No entanto, a partir de 2020 a educação passou por grandes mudanças em decorrência do início da pandemia causada pelo novo Coronavírus. A suspensão de aulas presenciais por tempo indeterminado e a adoção da virtualização do ensino resultaram em inúmeros desafios para estudantes e educadores. Por esse motivo, a pesquisa foi realizada com dez professores do Ensino Médio, em escolas particulares, públicas e/ou técnicas do estado de Pernambuco, com o objetivo de investigar as repercussões do ensino à distância na relação aluno-professor e no desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes. A coleta de dados foi realizada através de questionário sociodemográfico; questionário com questões objetivas e abertas; e entrevista sobre a prática dos educadores em sala de aula no que se refere ao desenvolvimento das competências socioemocionais dos adolescentes/alunos. Os dados quantitativos foram analisados através de estatística simples, e os dados qualitativos através do método de análise de conteúdo. Verificou-se a partir dos resultados que os professores não conhecem profundamente as competências socioemocionais, nem sabem como desenvolvê-las de forma eficaz em seus estudantes. Observou-se, ainda, que houveram mudanças na relação aluno-professor, e que os professores têm apresentado dificuldades em ministrar aulas no formato online, em decorrência da falta de orientações e treinamento. Tal cenário, juntamente com inúmeras mudanças às quais estes profissionais têm sido submetidos, resultam em estresse e esgotamentos físico e mental. Esses resultados evidenciam o descaso de políticas como a BNCC em preparar os educadores e instrumentalizá-los a fim de facilitar suas práticas no desenvolvimento integral de adolescentes. |
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