Resumo:
O envelhecimento da população traz consigo uma elevação do número de idosos e aumento
da expectativa de vida e com isso pode ocasionar alterações que estão associadas à
vulnerabilidade e ocasionar limitações. Sendo assim, é necessária a educação em saúde
voltada as pessoas idosas que sofreram o impacto do isolamento social durante a pandemia.
Relatar as experiências durante o ensino remoto desenvolvidas em um projeto na
Universidade Aberta a Maturidade (UAMA) ministradas no período pandêmico de Covid-19.
trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência
realizado na Universidade Aberta a Maturidade com foco nas atividades remotas realizadas
em um projeto de extensão no período de agosto de 2020 a outubro de 2021. a UAMA
regressou suas atividades através de aulas online permitindo a participação dos alunos, com o
intuito de amenizar os impactos da pandemia a partir da plataforma do Google Meet. Foram
realizadas aulas, oficinas e ações educativas dentre elas: recomendações e orientações em
saúde mental, medidas de prevenção contra o Covid-19, higienização das mãos, sexualidade
do idoso, prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) entre outras
temáticas relevantes a fim de proporcionar cuidados direcionados a saúde mental e física. As
atividades remotas de educação em saúde contribuíram positivamente para a inclusão digital
de idosos oferecendo conhecimentos e amenizou riscos e medos através de oficinas, leituras
das cartilhas e slides utilizando ferramentas remotas da plataforma como um mecanismo
positivo para amenizar o isolamento social diante do contexto atual.
Descrição:
BRITO, Altemiza Dias Lima. Relato de experIência de ações no ensino remoto em um programa universitário para idosos em período pandêmico de Covid-19. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.