Resumo:
Tendo em vista a relevância do estágio supervisionado em ensino na formação do futuro docente, desenvolvemos esse estudo sobre Estágio supervisionado e perspectiva profissional: Uma análise a partir de licenciandos em Biologia, a fim de verificar de que forma o estágio supervisionado em ensino, a partir da experiência vivenciada pelo licenciando, contribui para o exercício profissional como professor- (a). Realizamos então uma pesquisa descritiva com licenciandos em Ciências biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, de cunho quali-quantitativa, em que trabalhamos um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, adentrando na realidade dos alunos estagiários.; Diante disso, mediante a aplicação do questionário verificamos que 100% dos participantes evidenciaram a importância do estágio supervisionado em ensino na formação do futuro professor (a); como também relataram algumas dificuldades enfrentadas nessa etapa como a carência de recursos didáticos, infraestrutura precária das escolas, falta de interlocução por parte das instituições de ensino entre outras; mesmo com os percalços enfrentados nessa parte prática da graduação, pôde-se observar que maioria dos participantes se sentem preparados para o futuro profissional.; Nesse sentido, podemos concluir que o estágio supervisionado em ensino é o suporte principal que o graduando necessita para sua formação e é imprescindível que haja métodos adequados a realidade de cada ambiente escolar, melhoria na comunicação entre as instituições de ensino escolar e ensino superior, bem como estratégias para contenção das dificuldades no período dessa prática supervisionada.
Descrição:
SANTOS, Andreza Barbosa. Estágio supervisionado e perspectiva profissional: uma análise a partir de licenciandos em Biologia. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.