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Avaliação do acesso e satisfação dos usuários com os serviços odontológicos em áreas cobertas pela Estratégia de Saúde da Família em Campina Grande-PB: um estudo comparativo com o PMAQ-AB

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dc.contributor.author Silva, Wanessa Wanderleia Medeiros
dc.date.accessioned 2022-01-31T11:22:26Z
dc.date.available 2022-01-31T11:22:26Z
dc.date.issued 2021-10-04
dc.identifier.other CDD 617.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25591
dc.description SILVA. Wanessa Wanderleia Medeiros. Avaliação do acesso e satisfação dos usuários com os serviços odontológicos em áreas cobertas pela estratégia de saúde da família em Campina Grande-PB: um estudo comparativo com o PMAQ-AB. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Introdução: A avaliação de qualidade de um determinado serviço deve conter necessariamente a opinião do usuário, pois é, sem dúvida, um fator determinante. Sendo assim, a satisfação do usuário deve ser apontada como uma das principais estratégias a serem alcançadas pelos serviços de saúde. Objetivo: O objetivo do estudo foi avaliar o acesso e a satisfação dos usuários com os serviços odontológicos em áreas cobertas pela Estratégia Saúde da Família em Campina Grande – PB comparativamente com o terceiro ciclo do PMAQ-AB. Metodologia: Tratou-se de um estudo quantitativo e analítico, com um desenho do tipo transversal, baseados em dados secundários do terceiro ciclo do PMAQ-AB que foram comparados aos dados obtidos na pesquisa realizada entre 2018 e 2019 por ROCHA-MADRUGA. Os dados foram coletados a partir da base de dados secundários do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), de acesso público, da região urbana de Campina Grande – PB e dos relatórios finais das pesquisas de PIBIC realizadas no ano de 2019. Resultados: A maior parte das amostras foram compostas por mulheres, com faixa etária média de 43 e 48 anos, que se encontravam casadas ou em união estável, não possuíam cadastro em programas de renda mínima, possuindo renda média de 1 salário mínimo e com até o 1º grau incompleto. Uma grande parte dos usuários consideram fácil a obtenção de uma vaga para atendimento com o dentista, assim como uma grande parte nunca procurou atendimento odontológico na unidade básica de saúde, o intervalo de tempo de espera para uma consulta dura cerca de 7 dias, 20 minutos de espera para ser atendido, os problemas que levam os usuários a realizar tratamento odontológico são resolvidos e deixam de atrapalhar o dia a dia, a atenção e cuidado recebidos pelos profissionais de saúde da unidade é considerada boa e o horário da unidade atende às necessidades. Ainda, houve diferença quanto ao tipo de serviço mais procurado, a maioria procura atendimento em rede particular em Rocha, e no PMAQ-AB a maioria procura atendimento na unidade de saúde pública. Quanto ao acesso efetivo aos serviços odontológicos quanto ao tipo de serviço (público ou privado), o serviço privado obteve um maior nível de satisfação. Conclusão: Está havendo a facilidade para obter atendimento nos serviços utilizados pelos usuários, bem como está havendo resolutividade dos problemas. O horário de funcionamento da unidade atende às necessidades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Renata Cardoso Rocha Madruga pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estratégia da Saúde da Família pt_BR
dc.subject Saúde bucal pt_BR
dc.subject Satisfação do paciente pt_BR
dc.title Avaliação do acesso e satisfação dos usuários com os serviços odontológicos em áreas cobertas pela Estratégia de Saúde da Família em Campina Grande-PB: um estudo comparativo com o PMAQ-AB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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