Resumo:
O objetivo do presente estudo foi avaliar o conteúdo das postagens sobre harmonização orofacial e analisar as métricas das contas vinculadas ao Instagram®. Realizou-se um infodemiológico descritivo e observacional, no qual foi adotado como estratégia de busca das informações a utilização de cinco hashtags, ou seja, uma combinação de palavra-chave precedida pelo símbolo cerquilha (#). Para cada um dessas foram selecionadas as 150 postagens mais recentes, totalizando 750 posts. Obedecendo a critérios de inclusão e exclusão, previamente estabelecidos, foram identificadas 235 postagens. O Uniform Resource Locator (URL) de cada uma foi registrado em uma planilha do Microsoft Office Excel 365 para Windows, para posterior análise. Inicialmente, foi feita a apreciação da forma de apresentação e na sequência, os posts foram distribuídos em seis diferentes domínios, segundo o teor do conteúdo divulgado. A taxa de engajamento e o número de seguidores de cada conta foram também mensurados. A análise descritiva foi executada no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Dentre as postagens avaliadas, 91,1% apresentavam-se na forma de texto associado à imagem. Houve um predomínio de postagens que veiculavam informações relacionadas ao tipo de procedimento em paralelo com a exibição de antes e depois. A menção aos termos “preenchimento labial” e “botox” foi identificada com frequência. A taxa de engajamento apresentou uma variação de 0,05 a 10,47. A conta com o maior volume de seguidores atingiu a marca de 145.364. Conclui-se que, em sua maioria, as postagens versaram, sobre os tipos de procedimentos executados, dentre os quais tiveram destaque aqueles minimamente invasivos, como o uso de toxina botulínica em distintas regiões da face e o de ácido hialurônico para preenchimento dos lábios. Tais informações foram obtidas em perfis de cirurgiões-dentistas, cujo número de seguidores e taxa de engajamento mostraram-se amplamente variáveis.
Descrição:
PINTO, Lillian Souza. Harmonização orofacial: Uma análise das postagens do Instagram®. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.