dc.contributor.author |
Alves, Évelyn Morgana de Mélo |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-31T11:45:47Z |
|
dc.date.available |
2022-01-31T11:45:47Z |
|
dc.date.issued |
2021-11-24 |
|
dc.identifier.other |
CDD 158.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25594 |
|
dc.description |
ALVES, Évelyn Morgana de Mélo. Vivências de trabalho de professores do ensino fundamental no contexto da pandemia da Covid-19. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com a pandemia da Covid-19, a modalidade de Ensino Remoto Emergencial foi adotada como medida de prevenção e trouxe mudanças para o paradigma educacional, tornando-se a realidade de muitos professores. Diante disso, esta pesquisa orienta sua atenção para a rede pública de ensino e propõe-se a conhecer e analisar as vivências de trabalho de professores do Ensino Fundamental, inspirando-se em alguns conceitos da Psicodinâmica do Trabalho como referencial teórico. Quanto ao delineamento do estudo, trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, na qual realizaram-se entrevistas semiabertas com 05 professores. À luz de alguns conceitos da Psicodinâmica do Trabalho foi possível verificar que os docentes têm sofrido com a adaptação ao ensino remoto, sobretudo em relação à dificuldade de estabelecer uma comunicação efetiva com os alunos. A ausência do reconhecimento também tem sido observada nas vivências de sofrimento. Por outro lado, as estratégias defensivas coletivas têm fortalecido as relações de trabalho e despertado o engajamento e a cooperação entre os pares. Os dados foram analisados a partir de alguns conceitos da Psicodinâmica do Trabalho. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Luann Glauber Rocha Medeiros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Psicodinâmica do trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia |
pt_BR |
dc.title |
Vivências de trabalho de professores do ensino fundamental no contexto da pandemia da Covid-19 |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |