Resumo:
O presente trabalho monográfico aborda a importância da temática do imaginário e do uso da
mitocrítica, enquanto método de análise dos mitos no campo literário, no contexto das
intervenções da psicologia e da educação. O objetivo desse trabalho foi realizar um apanhado
acerca do imaginário a partir de uma mitocrítica de desenhos infantis de 11 crianças na faixa
etária entre 09 e 10 anos de idade, oriundas de uma escola da rede pública de Campina Grande PB, com a intenção de evidenciar os benefícios do dar “asas à imaginação”, a partir da produção
de imagens como modo de expressão capaz de promover saúde. Os dados utilizados neste
trabalho tratam-se de um recorte de uma pesquisa-ação realizada a partir de um projeto de
iniciação científica intitulado: “O significado dos contos de fadas para crianças em situação de
risco psicossocial da rede pública de Campina Grande–PB” e a metodologia adotada
compreende uma pesquisa qualitativa de tipo descritivo-analítico, na qual é realizada a análise
dos desenhos destas crianças a partir da mitocrítica de Gilbert Durand e de contribuições de
autores como Yves Durand, Carl Jung e Pierre Grimal. Com este trabalho pretendemos
colaborar com profissionais na área de psicologia e educação e seus contextos de atuação,
oferecendo subsídios na interpretação do imaginário de crianças em contexto de vulnerabilidade
social e na construção de práticas transdisciplinares que visem a subjetivação do “capital
pensado” dos atores sociais que compõe o espaço escolar.
Descrição:
FAUSTINO, Mychel Estalone Soares. Uma imagem fala mais que mil palavras: Uma mitocrítica de desenhos de crianças em vulnerabilidade Psicossocial. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande,2021.