UEPB - Repositório Digital

TuringMS: Um simulador para apoiar no processo de ensino-aprendizagem de linguagens formais e Teoria da Computação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Mayara Victória Medeiros
dc.date.accessioned 2022-01-31T14:45:06Z
dc.date.available 2022-01-31T14:45:06Z
dc.date.issued 2021-06-09
dc.identifier.other CDD 004
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25634
dc.description PEREIRA, Mayara Victória Medeiros. TuringMS: Um simulador para apoiar no processo de ensino-aprendizagem de Linguagens Formais e Teoria da Computação. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo objetivou o desenvolvimento de um simulador capaz de facilitar a apresentação e assimilação de conteúdos relacionados à máquina de Turing nos cursos superiores de computação. Alguns dos passos galgados para a implementação desse simulador foram conhecer os conceitos ligados à máquina de Turing, identificar as principais dificuldades dos alunos e professores em disciplinas de Linguagens Formais e Teoria da Computação e como a utilização de um simulador gráfico pode auxiliar nesse processo de ensino-aprendizagem, bem como identificar a necessidade de diversificação de acesso ao simulador. Para tanto, a pesquisa bibliográfica foi utilizada como método para coleta de dados e formalização de conceitos. Já para o desenvolvimento do simulador foram realizadas consultas à documentação da linguagem e framework utilizados. A partir da coleta de dados foi possível perceber a clara dificuldade no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos majoritariamente teóricos, onde a ausência de uma representação visual e a participação mais direta dos alunos na construção do saber destacaram-se como sendo pontos possíveis de ajustes através dos simuladores gráficos voltados ao ensino. Nesta visão, a facilidade na utilização e acesso ao simulador também contam como fatores decisivos para o sucesso ou fracasso da iniciativa. Enfim, por meio de todo levantamento e estudo realizado foi possível confirmar que a utilização de simuladores gráficos para a apresentação de conceitos relacionados à Linguagens Formais e Teoria da Computação pode auxiliar e tornar mais interativo e dinâmico o processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Edson Holanda Cavalcante Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da Computação pt_BR
dc.subject Linguagens formais pt_BR
dc.subject Teoria da Computação pt_BR
dc.subject Simulador pt_BR
dc.title TuringMS: Um simulador para apoiar no processo de ensino-aprendizagem de linguagens formais e Teoria da Computação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta