Resumo:
Este trabalho objetiva explorar a multiplicidade do mercado de trabalho, especificamente na área de tecnologia, dando ênfase ao empreendedorismo como opção para o estudante universitário do curso de Ciência da Computação criar seu próprio negócio baseado nos aprendizados adquiridos durante a graduação.
Através de uma pesquisa quantitativa e de caráter descritivo realizada com 113 estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal de Campina Grande, pode-se constatar que ainda é escasso o número de estudantes que pensam em empreender com tecnologia após a graduação, pois estão habituados a optar pelo caminho convencional, ou seja, entrar no mercado de trabalho por meio de empregos ou concursos.
O papel da universidade é fundamental para apoiar estudantes que possuem afinidade pelo empreendedorismo e incentivar aqueles que desejam conhecer esta nova perspectiva do ramo de atividades trabalhistas.
O presente estudo enfatiza o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, chamado apenas de desenvolvimento mobile, como mais uma opção para empreender, haja vista que esta é uma área que encontra-se em expansão e quem decide escolher este caminho tende a ter um futuro promissor.
Ao final, como resultado da pesquisa, observou-se que embora a maioria dos alunos opte por ingressar no mercado de trabalho pela direção tradicional, isto é, pelo emprego ou por concurso, o número de alunos de graduação em Ciência da Computação que teria coragem de empreender com o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis ainda é relevante.
Descrição:
MACIEL, Marialice de Freitas. De aluno a empreendedor: um novo olhar para o desenvolvimento mobile no mercado de trabalho. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.