Resumo:
O conhecimento espacial é essencial para a existência da humanidade, mesmo antes
da Cartografia ser considerada uma ciência, foi fator primordial para que os povos pré-
históricos, quando nômades, soubessem para onde se deslocar em busca de provisão
e hoje a Cartografia é um conhecimento importante na geografia escolar. Nesse viés,
o objetivo deste trabalho é analisar como a Cartografia é apresentada aos discentes
dos ensinos fundamentais nos anos finais de maneira interdisciplinar (não de forma
isolada das demais disciplinas) pelos profissionais que ensinam Geografia. Além de
fundamentado em revisões bibliográficas que discutem a problemática, a obra traz
alguns exemplos observados nas práticas pedagógicas ou vivenciados por meio de
experiencias minhas durante prática de estágio em algumas escolas. A partir dessas
ponderações, foi aplicado um questionário aos docentes que lecionam Geografia no
ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Walfredo
Leal, localizada no município de Pirpirituba-PB. A entrevista tinha como intento
investigar e diagnosticar sobre como ocorre a alfabetização cartográfica no ensino
fundamental daquela instituição escolar, bem como, qual a postura do docente
mediante as dificuldades encontradas para o processo de ensino na Cartografia. Após
analisar as respostas, tornou-se evidente que há uma grande escassez de materiais
específicos destinados ao ensino de Cartografia, o que tem demandado do docente a
necessidade de uma formação contínua a fim de desenvolver a criatividade para
trabalhar com os recursos disponíveis e conhecer como se trabalhar com as novas
tecnologias, e assim, aprimorando suas práticas pedagógicas.
Descrição:
FRANÇA, I. J. A. A importância da alfabetização cartográfica na geografia escolar no ensino fundamental. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. 2022.