Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25675
Título: A importância da alfabetização cartográfica na geografia escolar no ensino fundamental
Autor(es): França, Igo José Anselmo
Palavras-chave: Ensino de cartografia
Alfabetização cartográfica
Ensino fundamental
Data do documento: 9-Dez-2021
Resumo: O conhecimento espacial é essencial para a existência da humanidade, mesmo antes da Cartografia ser considerada uma ciência, foi fator primordial para que os povos pré- históricos, quando nômades, soubessem para onde se deslocar em busca de provisão e hoje a Cartografia é um conhecimento importante na geografia escolar. Nesse viés, o objetivo deste trabalho é analisar como a Cartografia é apresentada aos discentes dos ensinos fundamentais nos anos finais de maneira interdisciplinar (não de forma isolada das demais disciplinas) pelos profissionais que ensinam Geografia. Além de fundamentado em revisões bibliográficas que discutem a problemática, a obra traz alguns exemplos observados nas práticas pedagógicas ou vivenciados por meio de experiencias minhas durante prática de estágio em algumas escolas. A partir dessas ponderações, foi aplicado um questionário aos docentes que lecionam Geografia no ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Walfredo Leal, localizada no município de Pirpirituba-PB. A entrevista tinha como intento investigar e diagnosticar sobre como ocorre a alfabetização cartográfica no ensino fundamental daquela instituição escolar, bem como, qual a postura do docente mediante as dificuldades encontradas para o processo de ensino na Cartografia. Após analisar as respostas, tornou-se evidente que há uma grande escassez de materiais específicos destinados ao ensino de Cartografia, o que tem demandado do docente a necessidade de uma formação contínua a fim de desenvolver a criatividade para trabalhar com os recursos disponíveis e conhecer como se trabalhar com as novas tecnologias, e assim, aprimorando suas práticas pedagógicas.
Descrição: FRANÇA, I. J. A. A importância da alfabetização cartográfica na geografia escolar no ensino fundamental. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25675
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igo José Anselmo FrançaPDF - Igo José Anselmo França2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito139.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.