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As escolas são um espaço frutífero de diversidade e pluralidade. Como tal, precisam
representar as múltiplas expressões e discutir as diversas temáticas de modo
compromissado com a formação de cidadãos que respeitam e consideram as diferentes
formas de vivência. Tendo isso em vista, o trabalho desenvolvido tem como objetivo
analisar como dois documentos que legislam a educação nacional trazem a temática da
sexualidade na perspectiva da diversidade sexual para o ensino médio. A escolha da
metodologia da pesquisa documental e dos PCN´s (Parâmetros Curriculares Nacionais -
1997) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular - 2017) se deu para que se pudesse
ponderar como os momentos em que tais registros foram construídos interferem de forma
direta nas concepções do que é a educação e de qual é seu fundamento. A fim de chegar
aos documentos citados, este trabalho traça um percurso que passa pelas muitas
concepções e conceitos de currículos no decorrer da história, situaciona essas observações
dentro das salas de aula e do como as escolas desempenham esse papel de educar para a
diversidade sexual com o objetivo de, então, visualizar de que modo essa diversidade
sexual está em voga nos documentos escolhidos. Para que se componha toda essa
investigação, traz-se Louro (1997; 2000; 2003), Junqueira (2009), Gesser (2002),
Foucault (2006), dentre outros. Esse embasamento aponta que, em momentos atuais na
educação brasileira, o que se tem é uma total ausência de compromisso com todos os
alunos que a constituem, pois, conforme visto, a sexualidade é indissociável do ambiente
escolar. |
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