UEPB - Repositório Digital

(5-02-2022) Estudo dos perfis de desempenho de prática docente: relato de uma experiência didática no estágio supervisionado de prática pedagógica em ciências biológicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Luna, Tamires de Lima
dc.date.accessioned 2022-02-07T13:58:26Z
dc.date.available 2022-02-07T13:58:26Z
dc.date.issued 2017-08-16
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25692
dc.description LUNA, Tamires de Lima: Estudo dos perfis de desempenho de prática docente (manuscrito): relato de uma experiência didática no estágio supervisionado de prática pedagógica em ciências biológicas. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho relata a experiência do estágio supervisionado focado no processo de formação docente, especificamente no desenvolvimento de competências didático-pedagógicas, postura, concepções e métodos, durante o período de um ano de estágio. O estágio aconteceu na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, localizada no município de Campina Grande, Paraíba. O presente trabalho é um relato de experiência de natureza qualitativa descritiva, que descreve as características do sujeito da pesquisa, bem como seu desenvolvimento na pratica docente ao longo de todo o estágio VII e VIII. Os dados da pesquisa foram coletados por meio das estratégias didáticas, tais como o script de aula e a observação das gravações dos procedimentos das sequencias didáticas desenvolvida pela estagiária em sala de aula. A análise dos dados coletados foi realizada baseando-se nos perfis construídos nos níveis da teoria SOLO por Smania Marques (2017). Para a identificação das características que compõe os perfis da estagiária, utilizamos a Ficha de Indicadores para Avaliação de Aulas (FIAA), também criado por SMANIA-MARQUES em 2017, que permitiu mapear as minhas ações e assim categorizá-las de acordo com os perfis. Os resultados dessa análise mostraram que houve evolução do desenvolvimento do meu perfil docente em termos qualitativos saindo de ensino formal e engessado para um ensino capaz de gerar competências e habilidades de problematização e contextualização do conteúdo permitindo ao discente aliar a teoria à prática e aplicar esse conhecimento no seu dia a dia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title (5-02-2022) Estudo dos perfis de desempenho de prática docente: relato de uma experiência didática no estágio supervisionado de prática pedagógica em ciências biológicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta