dc.contributor.author |
Luna, Tamires de Lima |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-07T13:58:26Z |
|
dc.date.available |
2022-02-07T13:58:26Z |
|
dc.date.issued |
2017-08-16 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25692 |
|
dc.description |
LUNA, Tamires de Lima: Estudo dos perfis de desempenho de prática docente (manuscrito): relato de uma experiência didática no estágio supervisionado de prática pedagógica em ciências biológicas. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esse trabalho relata a experiência do estágio supervisionado focado no processo de formação docente, especificamente no desenvolvimento de competências didático-pedagógicas, postura, concepções e métodos, durante o período de um ano de estágio. O estágio aconteceu na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, localizada no município de Campina Grande, Paraíba. O presente trabalho é um relato de experiência de natureza qualitativa descritiva, que descreve as características do sujeito da pesquisa, bem como seu desenvolvimento na pratica docente ao longo de todo o estágio VII e VIII. Os dados da pesquisa foram coletados por meio das estratégias didáticas, tais como o script de aula e a observação das gravações dos procedimentos das sequencias didáticas desenvolvida pela estagiária em sala de aula. A análise dos dados coletados foi realizada baseando-se nos perfis construídos nos níveis da teoria SOLO por Smania Marques (2017). Para a identificação das características que compõe os perfis da estagiária, utilizamos a Ficha de Indicadores para Avaliação de Aulas (FIAA), também criado por SMANIA-MARQUES em 2017, que permitiu mapear as minhas ações e assim categorizá-las de acordo com os perfis. Os resultados dessa análise mostraram que houve evolução do desenvolvimento do meu perfil docente em termos qualitativos saindo de ensino formal e engessado para um ensino capaz de gerar competências e habilidades de problematização e contextualização do conteúdo permitindo ao discente aliar a teoria à prática e aplicar esse conhecimento no seu dia a dia. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marques |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.title |
(5-02-2022) Estudo dos perfis de desempenho de prática docente: relato de uma experiência didática no estágio supervisionado de prática pedagógica em ciências biológicas |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |