Resumo:
Diante das abordagens pedagógicas existentes na contemporaneidade, as mais difundidas são as de orientações conservadoras, nas quais o estudante é objeto do ensino caracterizado pela cópia, em aulas expositivas onde os ensinamentos parecem estar paralelos à realidade. Dito isto, em contraponto temos as abordagens inovadoras, que buscam superar o ensino reprodutivista através do estímulo ao pensamento crítico, como é o caso do “Ensino por Pesquisa”, que é a base deste trabalho, cujo objetivo foi analisar ações extensionistas no contexto da formação inicial e continuada de professores, com abordagem do ensino por meio da pesquisa. O levantamento de dados se deu por meio da aplicação de pré e pós-testes por ocasião das ações extensionistas materializadas. As análises dos dados evidenciaram efetividade das abordagens trabalhadas nas ações extensionistas vivenciadas, além de indicar o pouco contato dos participantes com a temática do ensino por pesquisa durante a graduação. Além disso, expressaram que quando se faz o uso de métodos didáticos investigativos, como é o caso da temática tratada no atual trabalho, a aprendizagem ocorre de forma satisfatória.
Descrição:
OLIVEIRA, Lourival Fábio Costa de. Educação biológica pela pesquisa: Uma abordagem investigativa no contexto da extensão universitária. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.