UEPB - Repositório Digital

Análise das percepções de um grupo de estudantes do ensino médio acerca da importância da Ciência durante o período de pandemia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa Júnior, Afonso
dc.date.accessioned 2022-02-11T18:26:22Z
dc.date.available 2022-02-11T18:26:22Z
dc.date.issued 2021-12-06
dc.identifier.other CDD 372.75
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25742
dc.description BARBOSA JÚNIOR, Afonso. Análise das percepções de um grupo de estudantes do ensino médio acerca da importância da Ciência durante o período de pandemia. 2021. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo, analisar a percepção de um grupo de estudantes do ensino médio quanto ao papel da ciência no decorrer do período de pandemia da covid-19, procurando relacionar a divulgação científica gerada durante a crise com estratégias de contextualização dentro do ensino de ciências. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do programa institucional de bolsas de iniciação à docência PIBID, tendo com público alvo estudantes do 1º, 2º e 3º ano de ensino médio de uma escola pública localizada no município de Queimadas – PB. Todas as etapas desta pesquisa foram realizadas remotamente devido às limitações impostas pela pandemia da Covid-19. Um total de 50 alunos de 9 turmas do ensino médio, modalidades regular e Educação para Jovens e Adultos participaram da pesquisa respondendo às perguntas dos questionários aplicados através da plataforma google forms, contendo questionamentos que buscam verificar a percepção dos estudantes acerca da importância da comunidade científica no enfrentamento da pandemia, além de procurar entender de que forma os estudantes lidam com o grande volume de desinformações e controvérsias científicas geradas durante o período pandêmico e como isso impactou em suas percepções sobre a importância da ciência. O estudo realizado evidenciou alguns aspectos que fazem parte do atual modelo de ensino empregado na maioria das escolas públicas do país. Dentre os 50 alunos que responderam à pesquisa, 95% consideram ciência importante, porém apresentam dificuldades em relacionar conceitos básicos de ciências com suas vivencias, demonstrando a necessidade de uma maior divulgação cientifica e contextualização dentro do ensino de Ciências/Biologia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Ciência e tecnologia pt_BR
dc.subject Divulgação científica pt_BR
dc.subject Estudantes pt_BR
dc.title Análise das percepções de um grupo de estudantes do ensino médio acerca da importância da Ciência durante o período de pandemia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta