dc.contributor.author |
Barbosa Júnior, Afonso |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-11T18:26:22Z |
|
dc.date.available |
2022-02-11T18:26:22Z |
|
dc.date.issued |
2021-12-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.75 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25742 |
|
dc.description |
BARBOSA JÚNIOR, Afonso. Análise das percepções de um grupo de estudantes do ensino médio acerca da importância da Ciência durante o período de pandemia. 2021. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por objetivo, analisar a percepção de um grupo de estudantes do ensino médio quanto ao papel da ciência no decorrer do período de pandemia da covid-19, procurando relacionar a divulgação científica gerada durante a crise com estratégias de contextualização dentro do ensino de ciências. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do programa institucional de bolsas de iniciação à docência PIBID, tendo com público alvo estudantes do 1º, 2º e 3º ano de ensino médio de uma escola pública localizada no município de Queimadas – PB. Todas as etapas desta pesquisa foram realizadas remotamente devido às limitações impostas pela pandemia da Covid-19. Um total de 50 alunos de 9 turmas do ensino médio, modalidades regular e Educação para Jovens e Adultos participaram da pesquisa respondendo às perguntas dos questionários aplicados através da plataforma google forms, contendo questionamentos que buscam verificar a percepção dos estudantes acerca da importância da comunidade científica no enfrentamento da pandemia, além de procurar entender de que forma os estudantes lidam com o grande volume de desinformações e controvérsias científicas geradas durante o período pandêmico e como isso impactou em suas percepções sobre a importância da ciência. O estudo realizado evidenciou alguns aspectos que fazem parte do atual modelo de ensino empregado na maioria das escolas públicas do país. Dentre os 50 alunos que responderam à pesquisa, 95% consideram ciência importante, porém apresentam dificuldades em relacionar conceitos básicos de ciências com suas vivencias, demonstrando a necessidade de uma maior divulgação cientifica e contextualização dentro do ensino de Ciências/Biologia. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Márcia Adelino da Silva Dias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência e tecnologia |
pt_BR |
dc.subject |
Divulgação científica |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes |
pt_BR |
dc.title |
Análise das percepções de um grupo de estudantes do ensino médio acerca da importância da Ciência durante o período de pandemia |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |