UEPB - Repositório Digital

Benefícios e desafios decorrentes do uso de softwares aplicados ao contexto educacional durante o ensino remoto emergencial

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Suely Palmeira de
dc.date.accessioned 2022-02-14T13:54:28Z
dc.date.available 2022-02-14T13:54:28Z
dc.date.issued 2021-03-19
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25767
dc.description SOUZA, Suely Palmeira de. Benefícios e desafios decorrentes do uso de softwares aplicados ao contexto educacional durante o ensino remoto emergencial. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Com o evento da pandemia da COVID-19, o distanciamento social tornou-se necessário e obrigatório. Assim como em outros setores, as escolas precisaram se reorganizar, uma vez que as aulas presenciais tiveram que ser suspensas. Os profissionais da educação precisaram de forma rápida e proativa apresentar soluções para dar continuidade ao processo ensino-aprendizagem através do uso de tecnologias que permitissem a comunicação e colaboração entre professor-alunos remotamente. Este trabalho visa investigar quais softwares foram usados durante o ensino remoto emergencial e então analisar os benefícios e desafios vivenciados pelos professores, com respeito aos aspectos pedagógicos e a usabilidade desses softwares. Sendo assim, foi conduzido um Survey com professores da educação básica da rede pública e privada, buscando responder as seguintes questões de pesquisa: (RQ01) Quais softwares foram utilizados pelos professores da rede pública e privada, ao longo do ensino remoto?; (RQ02) Quais foram os benefícios observados e desafios enfrentados, com respeito à usabilidade desses softwares pelos professores da rede pública e privada, ao longo do ensino remoto?; e (RQ03) Quais foram os benefícios observados e desafios enfrentados, com respeito aos aspectos pedagógicos desses softwares pelos professores da rede pública e privada, ao longo do ensino remoto?. Os resultados revelaram que além dos softwares educacionais, outras ferramentas utilizadas no cotidiano estão sendo utilizadas na educação a distância, e que este uso tem mostrado muitos benefícios para ambas as redes pública e privada, por outro lado, também apresentam muitos desafios, principalmente para uma rede pública onde os recursos tendem a ser mais escassos no Brasil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Ana Isabella Muniz Leite pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Software Educacional pt_BR
dc.subject Educação à distância pt_BR
dc.subject Covid-19 pt_BR
dc.title Benefícios e desafios decorrentes do uso de softwares aplicados ao contexto educacional durante o ensino remoto emergencial pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta