Resumo:
O presente estudo teve por objetivo discutir acerca da importância do jogos
escolares como evento, a partir de um pesquisa- ação, obtida através de uma
vivência como professor de Educação Física no Ensino Fundamental II, em uma
escola municipal da cidade de Arara- PB,no cariri paraibano. Inicialmente foi
realizada uma pesquisa bibliográfica. Amostra foi constituída pelos alunos do 6º ano
ao 9º anos; compreendendo a faixa etária de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, categoria
A e B respectivamente. Dentre os resultados obtidos, essa experiência nos
proporcionou a oportunidade de organizar o evento denominado Jogos escolares.
Através dessa experiência foi possível vivenciar e observar situações reais de como
os jogos escolares contribuíram na formação dos alunos; uma vez que possibilitaram
a vivência de situações em que eles adquiriram lições que os ajudaram atuar na vida
cotidiana, ressignificando os valores, como respeito ao próximo, respeito às regras
da competição e dos esportes; responsabilidade ao representar sua escola; cumprir
compromisso com os colegas e escola. Concluímos que a vivência para os alunos
corroborou com a sua formação, no campo da compreensão da importância do
vencer e do perder, como processos naturais da vida; não só no espaço expositivo,
mas em qualquer situação da vida cotidiana, tornando-se assim mais consciente,
ético, reflexivo e participativo.
Descrição:
SANTOS, Manoel Lourenço dos. A importância dos jogos escolares na formação de alunos do ensino fundamental II: relatando a experiência de uma escola pública na cidade de Arara - PB. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.