Resumo:
A necessidade de preparar o professor para que tenha condições de atender e
garantir aos alunos com deficiência exige rever antigas práticas e estar aberto a
novos saberes. Assim, as diferentes instâncias políticas e sistemas de ensino
envolvidos com a formação continuada de professores devem propiciar condições
de reflexões e discussões sobre a escolarização do aluno com deficiência.
Atualmente, a formação continuada é uma temática que está presente nas propostas
educacionais, em diferentes espaços em que se discute e se efetiva as ações de
formação como as universidades, as redes de ensino e o contexto das escolas.
Pode-se dizer que faz parte de uma política de formação prever espaços de
atualização e capacitação em serviço. Nesse entendimento, este artigo apresenta
reflexões sobre a necessidade de formação continuada de professores para atuar no
atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de
ensino. Considerando que a educação inclusiva tem sido uma das questões mais
discutidas nas últimas décadas e, tendo em vista as novas exigências impostas pela
sociedade, este estudo se insere nessa discussão. Identificar as necessidades
formativas de professores para uma formação continuada vislumbrando o trabalho
com alunos deficientes nas salas de aula regular com os professores de ensino
regular da EEEFM “CAIC – José Joffily”, no município de Campina Grande, que
atuam no Ensino Médio.
Descrição:
VIEIRA, Carla Danieli Barbosa. As necessidades formativas de professores para a inclusão dos alunos com deficiência. 2015. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.